top of page
logos - imagens (6).png

FORTALECER PARA NOVAS POSSIBILIDADES

logos - imagens (28).png

DESCRIÇÃO RESUMIDA:

O projeto "Fortalecer para Novas Possibilidades", proposto pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Piauí (CEVID-TJPI), tem como objetivo promover o bem-estar emocional e psicológico das adolescentes acolhidas no Abrigo Feminino Nossa Casa, além de fortalecer a rede de enfrentamento à violência doméstica e contribuir para o desenvolvimento de habilidades emocionais e relacionamentos saudáveis.
A proposta envolve intervenções elaboradas para lidar com questões sociais, emocionais e psicológicas, oferecendo ferramentas práticas para o manejo saudável de emoções e relacionamentos. O projeto visa proporcionar um ambiente que promova a resiliência e fomente a reflexão sobre os desafios e dificuldades enfrentados pelas participante, contribuindo para a formação das adolescentes como sujeitos de direitos.

PROBLEMA:

A institucionalização de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, como vítimas de violência doméstica e familiar, muitas vezes compromete o direito à convivência familiar e comunitária, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, especialmente no artigo 19. Esse artigo assegura que toda criança e adolescente tem o direito de ser criado no seio de sua família, ou em casos excepcionais, em família substituta, garantindo um ambiente que favoreça o seu desenvolvimento integral.
Contudo, adolescentes em situação de acolhimento frequentemente apresentam impactos negativos em sua autoestima, autoconfiança e habilidades emocionais, prejudicando seu desenvolvimento pessoal e social. Esses fatores evidenciam a necessidade de práticas que promovam o fortalecimento emocional dessas jovens.

BENEFICIÁRIOS:

Adolescentes acolhidas no Abrigo Feminino Nossa Casa.

RESULTADOS E BENEFÍCIOS ALCANÇADOS:

Principais produtos entregues:
Duas reuniões com a equipe da Casa para planejamento e devolutiva;
Quatro encontros coletivos realizados com adolescente acolhidas;
Um encontro para avaliação individualizada de ansiedade e rastreio de transtornos mentais comuns;
Relatório técnico com o resultado das avaliações.

EIXO TEMÁTICO:

Combate à Violência Doméstica.

bottom of page