PAINEL DE MONITORAMENTO DE RESULTADOS DAS SESSÕES DE JULGAMENTO
DESCRIÇÃO RESUMIDA:
A criação do painel estatístico para sessões de julgamento do 2º grau pela SEJU, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, visa facilitar o acesso aos dados sobre a produtividade dos(as) Desembargadores(as). Alinhado ao Planejamento Estratégico do TJ/PI (2021-2026) e à Resolução Nº 325/2020 do CNJ, o painel atende ao macrodesafio "AGILIDADE E PRODUTIVIDADE NA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL". Inicialmente, fornecia dados sobre processos em pauta, julgamentos realizados e status dos processos pendentes, mas foi ampliado para incluir informações sobre casos novos, julgamentos monocráticos e processos pendentes no 2º grau. Atualmente, oferece um panorama abrangente, auxiliando na identificação de empecilhos nos julgamentos colegiados com filtros para consultas por ano, órgão julgador e outras categorias. Esta prática se alinha principalmente ao eixo temático de gestão processual.
PROBLEMA:
Identificamos a necessidade de criar um painel estatístico devido aos constantes pedidos de informações sobre a produtividade dos gabinetes dos(as) Desembargadores(as) e da própria Secretaria Judiciária. Esses pedidos eram direcionados à STIC, exigindo que um servidor realizasse o levantamento e compilação dos dados em planilhas, já que não havia um painel intuitivo que mostrasse claramente a produtividade dos gabinetes. Dada a importância dos julgamentos dos processos para alcançar as metas do CNJ, e considerando os casos de processos "não julgados" nas sessões, surgiu a necessidade de acompanhar tais processos e identificar os motivos da não conclusão dos julgamentos.
Após analisar os dados das sessões, percebemos que seria interessante ampliar as informações do painel, incluindo dados sobre casos novos, casos pendentes e decisões monocráticas e colegiadas, enriquecendo ainda mais o acompanhamento da produtividade.
BENEFICIÁRIOS:
Desembargadores(as), unidades julgadoras (órgãos colegiados), Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
RESULTADOS E BENEFÍCIOS ALCANÇADOS:
Um painel intuitivo que fornece dados relativos à produtividade dos gabinetes nos órgãos colegiados do 2º grau, com dados confiáveis extraídos diretamente do PJe 2G.
Melhor gestão do acervo, com acompanhamento da evolução dos processos mês a mês.
Utilização do painel em notícias de divulgação da produtividade nas sessões dos gabinetes do TJPI no ano de 2023, trazendo informação para todos os integrantes do judiciário estadual.
Destaque também no CNJ, evidenciando a produtividade dos desembargadores do TJPI no plenário virtual 2º grau. O painel trouxe visibilidade aos dados e facilidade na consulta.
EIXO TEMÁTICO:
Gestão processual.